Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Viçosa, participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília/DF

Foi realizada no período de 02 à 05 de julho, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, ao longo de quatro dias intensos de trabalho, a 17ª CNS reuniu mais de 5.800 participantes em uma edição histórica, que convergiu toda a força e energia da participação social em prol de um SUS mais universal, equânime e integral.

A etapa nacional da 17ª encerrou-se na última quarta-feira (5/07), e contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Viçosa, Solange Elizeu Pinto, na ocasião foram apresentadas diretrizes e propostas devidamente discutidas e votadas, que agora poderão ser incluídas no Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027. Ao todo, 240 diretrizes e 1.190 propostas de todo o território nacional foram aprovadas pelas pessoas delegadas que participaram do encontro.

Entre as propostas aprovadas está a ampliação de serviços de homeopatia nos diversos níveis de atenção do SUS, a construção da Política Nacional de Cuidados Paliativos para o SUS e a adoção de uma política de combate à desinformação e regulação de tecnologias de inteligência artificial.