Secretaria Municipal de Educação

Francisca Alaene Lopes Alves

          Francisca Alaene Lopes Alves, natural de Viçosa/RN, filha de Antônio Alves Sobrinho e Maria Perpetua, viúva, residente e domiciliada no Sitio Brejo Seco, Zona Rural deste município. Comecei minha vida acadêmica na Escola Municipal Padre Alexandrino de Alencar onde cursei a 1ª serie. Em seguida fui para a Escola Estadual Ozeas Pinto e concluir o Fundamental I. Como no município não oferecia o Fundamental II fui para Mossoró, onde conclui o Fundamental e Ensino Médio. Nesse período tive a minha primeira experiência de trabalho no comercio como balconista numa loja de peças para carro Almeida Autopeças.

          Ao retornar para Viçosa trabalhei como manicure por alguns anos, quando em 1996 o Prefeito Antônio Gomes de Amorim foi eleito e em 1997 o então prefeito me convidou para trabalhar no serviço público em cargo comissionado como Coordenadora na Secretaria Municipal Educação e Secretária Escolar na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto.  Dei continuidade a vida acadêmica no ano de 2000, cursando o magistério na cidade de Umarizal/RN, em 2005 ingressei na faculdade para cursar Pedagogia na UERN (Campus de Patu), mas 2006, prestei vestibular novamente e passei a cursar Letras habilitação Língua Portuguesa na UERN (Campus Pau dos Ferros), lá fui bolsista da 1ª Edição do Biblioteca Ambulante Literatura nas Escolas (BALE), patrocinado pelo Banco do Nordeste –BNB. Em 2015 fiz Especialização na UFERSA em Educação Interdisciplinar. Com o passar dos anos fui recebendo outras atribuições passando a vice-diretora da referida escola. Em 2003 com a implantação do Programa Bolsa Família passei a também a coordenar as ações do programa ficando até 2010 como responsável pelos programas sociais do governo federal no município de Viçosa. No mesmo período ocupei o cargo de Agente de cultura na Casa de Popular Palácio das Louçeiras, permanecendo até janeiro de 2015. Saindo dos programas sociais retornei à Secretaria Municipal de Educação com o cargo de Coordenadora de Programas e Projetos Educacionais até o final de 2020. Em 2021 recebi do senhor Prefeito Victor Ramon o convite para assumir a então Secretaria Municipal de Educação.

          Um momento difícil com uma pandemia para enfrentar e colocar as escolas para funcionar é um desafio muito grande. Mais tem um ditado que diz que: Quem gosta de trabalho é trabalhador. Então vamos à luta. Com humildade e sabedoria venceremos esses desafios.

E-mail: alaenelo7@hotmail.com

Contato: (84) 99953 4174

Horário: das 08:00 h as 12:00 h e de 13:00 h as 17:00 h

ATRIBUIÇÕES:

          Secretariar e assessorar o chefe o Executivo em assuntos referentes à especialidade da Pasta; exercer todas as atividades de Administração Superior, no campo funcional da Secretaria, não expressamente de competência do chefe do Executivo; planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar as atividades da Secretaria, bem como providenciar os meios necessários para que as mesmas sejam realizadas, obedecendo aos subprogramas decorrentes do Programa de Governo; emitir despachos definitivos em assuntos de competência da Secretaria; revogar ou anular decisão proferida por seu subordinado, bem como avocar qualquer processo; presidir os órgãos de deliberação coletiva e de assessoria da Administração Geral subordinados à Secretaria; convocar os órgãos de assessoria e de deliberação coletiva para opinarem sobre determinados assuntos; delegar os direitos de chefias de Divisão ou Assessores em matéria de sua competência, desde que conveniente ao melhor rendimento da Secretaria; elaborar relatórios ao chefe do Executivo sobre as atividades da Secretaria; subscrever, juntamente com o chefe do Executivo, legislação que diga respeito a assuntos de especialidade da Pasta; expedir resoluções e outros atos necessários à coordenação e controle das atividades da Secretaria, de acordo com as normas estabelecidas; decidir sobre assuntos relativos à pessoal da Secretaria, ressalvados os que sejam de atribuição de determinados funcionários, órgão ou unidade administrativa; e decidir sobre assunto de alçada da Secretaria, sem prejuízo da delegação de competência que venha a estabelecer.